Seguidores

Tecnologia do Blogger.

O verão está aí com todos os seus atrativos: praia, sol, piscina. Mas depois de curtir as férias ou os dias de folga sem perder nada que a estação quente oferece, muitas vezes sem tomar os devidos cuidados, os resultados tendem a ser desagradáveis.
A lista conta com queimaduras solares, pele ressecada ou descamando, cabelos enfraquecidos, manchas, micoses. Confira abaixo como driblar os inconvenientes que atormentam a beleza nessa época do ano:

Ressecamento

O ressecamento da pele é evidente. Não adianta nada se lambuzar de cremes e esquecer que a hidratação vem de dentro para fora. Portanto, o primeiro passo é ingerir bastante líquido.
Para reduzir o incômodo, o dermatologista Jorge Mariz, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e médico da Personal Clinic, no Rio de Janeiro, recomenda o uso de sabonete glicerinado. Busque por hidratantes com ureia, camomila e aloe vera, por exemplo, com o intuito de também diminuir a vermelhidão.
Caso não pretenda se expor mais ao sol, a esfoliação é uma boa pedida para regularizar a tonalidade e removerr as células mortas. “Há quem diga que esfoliação antes de tomar sol deixa o bronzeado uniforme, mas, na realidade, tira a camada protetora da pele.” O processo deve ser feito quando a ardência e a descamação tiverem acabado, por volta de sete a dez dias após se esbaldar na praia ou piscina. A sugestão da esteticista Iara Rocha é esfoliar uma vez por semana, com movimentos suaves e circulares.

Ardência

Abusou do sol, esqueceu de passar ou reaplicar o protetor solar e ficou ardido? De acordo com o dermatologista Jorge Mariz, o alívio vem por meio da associação de pasta d¿água e uma pomada de corticosteroide não fluorado. Se o problema for mais grave, inclusive com aparecimento de bolhas, procure um médico.

Descamação

Descamar é uma verdadeira tentação para quem não sossega enquanto não puxar todas as pontinhas soltas. Grande erro. A atitude pode provocas feridas, abrindo espaço às infecções. Além disso, a pele fica manchada, o que definitivamente você não quer, né? Infelizmente, não há como acelerar o processo, mas hidratar e nutrir (em casa ou com o auxílio de um esteticista) melhora a aparência.

Manchas

Vacilar na proteção solar é praticamente sinônimo de manchas, principalmente aos que têm tendência, melasma (conhecido como mancha de gravidez), machucados. Entre as alternativas para amenizar estão fórmulas clareadoras (combinando produtos como hidroquinona e ácido retinoico, sempre prescritas por médicos) e sessões de peelings (químicos ou físicos) e laser.

Micose

A dupla umidade e calor favorece o surgimento de micoses. Se notar descamações, unhas descoladas, manchas brancas entre outras alterações, vá a um dermatologista. O tratamento depende do tipo de problema e pode ser composto por medicamentos tópicos e orais.

Pés grossos

No verão, andar descalço é mais comum, seja na areia ou até mesmo dentro de casa. Só que o atrito faz com que a sola do pé fique grossa. Segundo Mariz, as lixas reduzem o aspecto momentaneamente, mas estimulam o retorno da camada grossa justamente por conta do atrito. O afinamento da pele é feito por meio do uso de cremes à base de ácido salicílico, disponíveis no mercado. “Mas é sempre interessante a análise dermatológica para manipular a concentração exata para cada caso”, disse o médico. Evitar andar sem calçados e apostar em sapatos macios são medidas que colaboram.

Unhas

As unhas podem enfraquecer. Use bases próprias para fortalecimento. Se estiver descamando, a receita da esteticista é amornar um pouco de óleo de amêndoa e azeite de oliva e mergulhá-las por alguns minutos na mistura. Não pode estar com esmalte, hein? Repita a operação uma vez por semana ou a cada dois dias (caso esteja sem esmalte).



                       Cabelos

Cabelos sem vida, queimados e ressecados incomodam, e muito. Os cuidados citados pela esteticista são lavá-los com xampu antirresíduos, fazer hidratação com creme de queratina (pode-se misturar ampolas de queratina ou proteínas e vitaminas ao xampu) uma vez por semana e, depois, enxaguar bem. Se o cabelo for oleoso, prefira um produto neutro. Caso a situação esteja realmente “feia”, não hesite em ir a um bom cabeleireiro.
As madeixas das mulheres que tingem os cabelos podem ficar esverdeadas ou alaranjadas.. Nem sonhe em simplesmente passar tinta por cima, já que há o risco de os fios ficarem manchados. O cabeleireiro pode ajudar a reverter a situação da melhor form
Hidratação, cauterização, banho de petróleo, banho de queratina: a lista de opções de tratamento para recuperar seus fios é extensa e, portanto, não há desculpara para exibir um visual desleixado. Escolher a melhor opção, entretanto, nem sempre é simples. “Cada tipo de cabelo pede um tipo diferente de recuperação. Os danos também interferem nesta escolha”, afirma o cabeleireiro André Leone do Stúdio Prime Hair e Beauty. Conheça a seguir as melhores indicações para cada caso.

Hidratação simples

A hidratação simples é feita com produtos que possuem ativos hidratantes e nutritivos. Dá para fazer em casa ou no salão, com resultados bons. O especialista explica que a hidratação simples é indicada para cabelos que estão com danos leves, podendo ser feita para garantir beleza e movimento para os cabelos. “Cabelos sem brilho, ressecados, sem movimento ou com frizz pedem uma hidratação. Ela é a maneira mais eficaz para garantir que o cabelo fique sempre vitalizado e pode ser feita semanalmente”.
Outro beneficio da hidratação é que ela estimula o crescimento. “Basta investir em bons produtos que os resultados são notados já na primeira aplicação. Outra dica é retirar bem o creme do cabelo na hora da lavagem, caso contrário, os fios ficam pesados e sem movimento”.

Cauterização


A Cauterização é um tratamento diretamente ligado à regeneração dos fios e funciona como uma espécie de cicatrização, que deixa as proteínas depositadas dentro da cutícula do cabelo. “Trata-se de uma hidratação que permanece por mais tempo nos fios, selando as escamas do cabelo”, explica André Leoni.
O tratamento é indicado para cabelos muito ressecados, sem brilho, com muito frizz e com pontas duplas. “Como é um tratamento que repõe toda a queratina perdida, é indicado para cabelos que estão extremamente quebrados e maltratados. Ela diminui volume, hidrata profundamente e elimina o efeito frizz”.

 Escovas de hidratação


A escova de hidratação protege os cabelos da ação de agentes externos, como o sol, vento, poluição e o cloro da água de piscina, sendo uma ótima opção para cabelos sem vida. As escovas de hidratação melhoram o cabelo deixando-os cada vez mais lisos, brilhosos, macios, restaurados, hidratados e com muita resistência . É recomendável fazer a escova de hidratação mensalmente.

Banho de petróleo


O banho de petróleo só é indicado para cabelos escuros. “Ele atua repigmentando os fios ao mesmo tempo em que hidrata profundamente”. O tratamento também melhora o brilho e vitalidade dos fios escuros, deixando-os com mais vida.

Banho de queratina


A queratina é uma proteína considerada como ingrediente-chave dos tratamentos que recuperam os cabelos danificados, consertando os estragos provocados principalmente pela ação da química. “Os agentes externos, como vento, água e sol, além dos processos químicos, abrem a cutícula dos cabelos, facilitando assim a saída de água, proteínas e vitaminas, atingindo na estrutura interna do fio, que fica quebradiço, opaco e com pouca elasticidade. Para recuperar essa fibra capilar danificada, a queratina é aplicada em doses elevadas nas partes fragilizadas do fio”.
É indicada para cabelos que sofreram com a ação da química ou que não receberam os devidos cuidados e se encontram desvitalizados. “A principal função da queratina é fortificar e restaurar os cabelos”, diz o cabeleireiro
Quem tem progressiva, no entanto, precisa tomar cuidado: se for feito constantemente, o banho de queratina deixa o cabelo grosso, com cara de esticado, e ele ainda quebra com facilidade.

Para fazer em casa


Para garantir que os efeitos dos tratamentos durem é preciso tomar alguns cuidados que garantem mais beleza e saúde para os fios. O cabeleireiro André Leone do Stúdio Prime Hair e Beauty separou algumas dicas que vão te ajudar a manter os cabelos sempre brilhosos e hidratados:
- Usar xampu, condicionador e hidratante da mesma linha, pois possuem pH compatível;
- Evitar os produtos 2 em 1 porque podem deixar resíduos de condicionador na raiz, o que traz problemas futuros como queda e enfraquecimento dos fios;
- O condicionador deve ser usado no comprimento e nas pontas do cabelo, nunca na raiz, mesmo sendo um cabelo seco;
- Fazer massagem, nos fios, para proporcionar melhor resultado na hidratação dos cabelos;
- Massagear o couro cabeludo enquanto espalha o xampu estimula a circulação sanguínea; faça movimentos circulares com as pontas dos dedos.
- Utilizar sempre uma máscara de hidratação profunda, ou mesmo ampolas de hidratação de alto impacto.
- Usar sempre um bom leave-in e reparador de pontas com filtro solar.

Cuidados

Ainda não viajou ou pretende voltar ao marasmo da praia e da vida à beira de uma piscina? Então, não se esqueça que prevenir é sempre mais fácil do que remediar. Use filtro solar e reaplique-o a cada duas horas ou sempre que se refrescar com um mergulho e suar durante a prática de uma atividade física. Invista em chapéus e óculos escuros. Exponha-se ao sol com moderação, antes das 10h e depois das 16h. Aplique produtos com proteção para cabelos. Enxugue-se bem após o banho e não permaneça com roupa molhada. Depois disso, é só curtir o verão sem receios!